Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, domingo, 10 de agosto de 2025.
Anexo ao shoping existente no bairro Jockey Clube, moradores da região do Anhanduizinho ganham mais um posto para emissão da nova RG (Foto: Divulgação)
Localizado na região do Anhanduizinho, o bairro Jockey Club, que é formado pelos Jardins Marcos Roberto, Jockey Clube, pelas Vilas Bom Jesus, Celina e Santa Amélia Baís, onde residem aproximadamente seis mil pessoas, além dos bairros circunvizinhos, como os bairros Jacy, Guanandi, Piratininga e o Taquarussu, do outro lado do Rio Anhanduí, que juntos tem mais de 31 mil moradores, já conta desde esta quarta-feira (30), com mais uma unidade para emissão da carteira de identidade.
O 9º Posto de Identificação da Capital foi inaugurado no shopping localizado no bairro Jockey Clube e com ele, será ampliada a oferta de serviços de identificação civil em toda localidade que além de beneficiar os moradores dos bairros acima mencionados, também proporcionará facilidade na emissão do novo documento aos demais moradores dos bairros de outras regiões, pois como se sabe, a Capital de MS é formada por sete regiões, entre elas a do Anhanduizinho, formada por 14 bairros e 139 parcelamentos, onde residem aproximadamente 220 mil pessoas.
A nova unidade integra a rede do Instituto de Identificação (II), vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCiMS), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Com a inauguração, a Capital de MS passa a contar com nove Postos de Identificação.
Assim como os demais Postos de Identificação, a nova unidade será responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e utiliza o CPF como número único de identificação. O documento, tem versão digital e física e, a emissão da primeira via é gratuita até 2033.
Inicialmente, a nova unidade localizada no shopping, funcionará com cinco estações de atendimento e equipe de sete servidores. No local serão ofertadas 200 vagas diárias para atendimentos, com agendamento prévio que deve ser feito no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br).
A estrutura deverá ser ampliada nos próximos meses para até dez estações, dobrando a capacidade de atendimentos. Com as novas vagas, sobe para 1.000 o número de identidades emitidas diariamente na capital.
A CIN terá validade variada conforme a faixa etária: cinco anos para crianças até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60. A substituição do RG tradicional será obrigatória em todo o país até 2032.
Para emitir a nova carteira de identidade, é necessário agendar previamente o atendimento e apresentar CPF e certidão de nascimento ou casamento. Também é possível incluir informações como nome social, tipo sanguíneo e do título de eleitor.
A CIN é uma ferramenta considerada fundamental para inclusão social: já foram emitidas 7.490 unidades para pessoas com deficiência no Estado.
A abertura do novo posto também marca o início da agenda estadual de atendimentos para o mês de setembro. Estão previstas 900 vagas diárias em Campo Grande. Vagas extras serão liberadas semanalmente às sextas-feiras e casos urgentes poderão ser tratados diretamente nos postos.
0 Comentários